Entenda o que é e saiba como usar treinamentos EAD para sua franquia

O treinamento e a padronização de processos é essencial em qualquer franquia de sucesso. É a partir dos treinamentos que acontecem a transferência do know-how e dos processos operacionais e administrativos da negócio para os franqueados. Este inclusivo é um dos principais motivos de muitos empreendedores optarem por investir em franquias e não apenas se aventurarem em um novo oceano, justamente porque as franquias trazem consigo uma bagagem que não é apenas a marca/branding, mas também todo um conhecimento de negócio adquirido, o famoso know how.

O caminho mais natural de transmissão de conhecimento é o treinamento e a capacitação, afinal você está replicando o seu negócio e ele precisa funcionar da mesma forma em todos os lugares. Além disso, os treinamentos e capacitações trazem ganhos e resultados incríveis, não apenas para o franqueador, que traz uma segurança maior de que toda a empresa está alinhada, como também para o franqueado, que na maioria das vezes obtém retornos muito maiores.

Atualmente, porém, grande parte dos treinamentos de franquias ainda são realizado apenas no formato tradicional: sala de aula + papel, no entanto na era digital, empresas aprendem online. Com o auxílio da tecnologia é possível realizar ótimas capacitações, com resultados extremamente satisfatórios com economia de tempo e de recursos. Trata-se da modalidade à distância, o EAD, que está revolucionando a transferência do know-how no segmento de franquias.

 

A vantagem é enorme e os benefícios são muitos. A utilização do EAD na capacitação permite o ganho de escala e a redução de custos, sendo este último em até 45%. Com uma vídeo-aula, que pode ser animada, gamificada ou com professores online, várias unidades podem receber o mesmo treinamento. Isso se reflete em um investimento de tempo e dinheiro bastante reduzido.

De maneira geral, o treinamento de um profissional via EAD é até 70% mais barato do que os métodos tradicionais. A modalidade evita os gastos com deslocamento de equipes inteiras, além da redução do tempo de afastamento com as viagens. Levando em consideração que o perfil das pessoas é cada vez mais tecnológico e móvel, o treinamento e capacitação também precisam se reinventar.

O Brasil em si é um país quase que continental, considerando suas dimensões, apenas este já seria um motivo para investir em EAD na sua franquia, mas além disso, a expansão do segmento de franquias para cidades menores e interioranas torna estratégico e essencial investir em ferramentas de EAD.

De acordo com o relatório “Panorama do Treinamento do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento em 2015, o método presencial representa ainda 62% das ações de treinamento. Porém, o relatório mostra também que as metodologias de ensino à distância têm crescido. São 15% de todas as ações de treinamento. E o método de e-learning cresceu de 2014 para 2015, atingindo 27% na sua utilização em relação aos outros formatos.

E a sua empresa? Está pronta para investir em EAD? Vem com a gente! 😉

Leave a Reply